segunda-feira, 31 de março de 2014

Terminologia UV

Alguns dor termos mais amplamente empregados na espectrometria são:
Cromóforo: a porção de uma molécula responsável pela absorção seletiva da radiação em uma determinada amostra.

Auxocromo: um grupamento químico que não origina uma faixa de absorção por si mesmo, mas, ao ser ligado a um cromóforo, altera a posição e/ou intensidade do pico. 
Deslocamento batocrômico: um deslocamento na posição (λmax) para um comprimento de onda mais elevado devido ao efeito de um substituto ou solvente (deslocamento vermelho)
Deslocamento hipsocrômico: um deslocamento de λmax  para comprimento de onda menor ( deslocamento azul)
Efeito hipercrômico e hipocrômico: um aumento e diminuição na absortividade, respectivamente.





Postado por: Lucieli Raymundi
Referências: Remington A Ciência e a Prática da Farmácia, vol 1; pag 638

sexta-feira, 28 de março de 2014

os métodos espectroscópicos de análise são baseados na medida de RADIAÇÃO  produzidaou absorvida pelas moléculas.
    As regiões espectrais que tem sido empregadas incluem os rais y,os rais x, ultravioletas(uv), infravermelha(iv), microondas e radiofrequência(RF). Os métodos espectroquimicos têm promovido as ferramentas mais amplamente empregadas para elucidação de estruturas moleculares determinando a qualidade e quantidade de compostos orgânicos e inorgânicos
              A espectroscopia no infravermelho, fornece evidencias da presença de vários grupos funcionais na estrutura orgânica devido à interação das moléculas ou átomos com a radiação eletromagnética em um processo de vibração molecular .             As ligações covalentes que constituem as moléculas orgânicas estão em constantes movimentos axiais e angulares. A radiação no infravermelho faz com que átomos e grupos de átomos de compostos orgânicos vibrem com amplitude aumentada ao redor das ligações covalentes que os ligam. O processo é quantizado.


Postado por : ELEN ALBANO DE S. BANDEIRA
Referência: Livro Fundamentos da química anlítica(skoog.west.holler.crouch) Cap. 24

quinta-feira, 27 de março de 2014

Tipos de espectrofotômetros para região visível e ultravioleta

Os espectrofotômetros variam em sua complexidade e desempenho. Existem modelos simples e mais sofisticados, equipados com softwares especiais de acordo com a necessidade industrial.
Os componentes dos espectrofotômetros estão relacionados com a faixa do comprimento de onda, a exatidão e a precisão requeridos para as análises. Podem ser de dois tipos:
  1. Espectrofotômetros mono-feixe: ajusta-se a transmitância em 0%, fechando o obturador entre a fonte de radiação e o detector. Após ocorre o ajuste de transmitância em 100%. Coloca-se o solvente (branco) no caminho ótico, abre-se o obturador e varia-se a intensidade da radiação até que o sinal seja de 100% de transmitância. Então substitui- se o recipiente com solvente pelo recipiente com a amostra e o percentual de transmitância da mesma é lido no indicador de sinal.













  1. Espectrofotômetros de duplo-feixe: dois feixes de radiação são formados no espaço. Um feixe passa pela solução de referência (branco) até o transdutor e o segundo feixe, ao mesmo tempo, passa através da amostra até o segundo transdutor. Nos espectrofotômetros deste tipo o ajuste do 0% é feito com a interrupção de radiação nos dois feixes e o 100% de transmitância é ajustado com o solvente (branco) colocado no caminho ótico dos dois feixes.


















Postado por: Werisleyk Lima
Referencias: http://pt.scribd.com/doc/53575282/Espectroscopia-na-Regiao-do-UV-VIS
                   http://portuguese.alibaba.com/product-free/double-beam-uv-vis-spectrophotometer-model-spectroscan-80d-80dv-12161600.html
                   http://www.dellta.com.br/espectrofotometros?product_id=141

quarta-feira, 26 de março de 2014



A espectroscopia na região do ultravioleta e visível é muita utilizada nos meios no que diz respeito às técnicas de análises (quantitativas ou qualitativas) Por sua confiabilidade e sua precisão. Logo seu estudo se mostra extremamente necessário nas mais diversas áreas acadêmicas.


A região ultravioleta no espectro é considerada na faixa de 200 a 400nm, e região visível entre 400 a 800nm. As energias correspondentes a essas regiões são ao redor de 150 a 72 k.cal.mol-1 na região ultravioleta, e 72 a 36 k.cal.mol.mol-1 para região visível. Nessas faixas de energias as moléculas sofrem transições eletrônicas moleculares.



Quando esse tipo de radiação é estimulada as moléculas do composto pode sofrer transições eletrônicas por ocasião da absorção de energia quantizada. O espectro eletrônico de absorção é o registro gráfico da resposta do sistema ao estimulo.

Absorção da região UV-VISIVEL pode depender, do numero da combinação de elétrons nas moléculas e o pico de absorção esta correlacionado ao tipo ao tipo de ligação que está sendo estudada. 

 Permite a identificação e quantificação das espécies que absorvem nesta faixa do espectro eletromagnético, possibilitando o acompanhamento de reações químicas, naturais ou induzidas, com determinada facilidade. Além disso, constitui-se em uma importante ferramenta para a determinação de parâmetros fisico-químicos, tais como constantes de equilíbrio e de velocidade de reações 




REFERÊNCIAS:
 http://scholar.google.com.br/ http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/ 0721252_10_cap_03.pdf


Postado por:   Hélio Rocha

terça-feira, 25 de março de 2014

Aplicações quantitativas da espectrometria UV e da luz visível

Um dos principais usos se dá para medições quantitativas. Uma concentração desconhecida  de um composto conhecido, quando ela se adapta à lei de Beer, pode ser determinada pelo uso da equação:
I = Io . 10-x1
Onde: I = Intensidade da luz transmitida
Io = Intensidade da luz incidente
x = constante denominada coeficiente de absorção e que depende do meio absorvente empregado
1 = Espessura do meio absorvente
tA quantidade de luz absorvida ou transmitida por uma determinada solução depende da concentração do soluo e da espessura da solução (1).





Postado por: Katia Regina Souza Adriano
Fonte: Remingtom A ciência e a pratica da farmácia, 20ª ed

segunda-feira, 24 de março de 2014

INTRODUÇÃO

  • A espectroscopia de absorção UV-VIS baseia-se na energia de excitação necessária para transição de elétrons entre orbitais moleculares.
  • Quando dois átomos formam uma molécula, seus orbitais moleculares se combinam dando lugar a novos orbitais moleculares que alojarão esses elétrons.
  • A espectroscopia UV-VIS envolve a absorção de luz UV/VIS por uma molécula promovendo o passo de um elétron desde um orbital molecular fundamental a um orbital excitado. 

    • Alguns exemplos de espectrômetros UV-VIS:




    Postado por: Lucieli Raymundi
    Referencias Bibliográfica: http://scholar.google.com.br/

    domingo, 23 de março de 2014

    Este blog foi criado por alunos do curso de farmácia da FAMETRO, para informar-lhes sobre Espectroscopia UV Visível...Aguardem!